Acesse nossa Home Page Conheça nossa História Conheça mais sobre a Raça Devon Saiba mais sobre a Genética Veja imagens da Cabanha e Eventos Saiba o que aconteceu... saiba mais sobre o Devon Entre em contato conosco Venha nos visitar...
 
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 

 

Histórico da Raça Devon

Características da Raça Devon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HISTÓRICO DA RAÇA DEVON

De acordo com alguns historiadores, os primeiros exemplares da raça devon chegaram à Inglaterra acompanhando as migrações dos nômades ainda no período Neolítico. Outros estudiosos, falam que podem ter sido os Fenícios, na busca de estanho das minas da Cornualha, que levaram os primeiros animais da raça Devon para a Inglaterra. Quando os Romanos conquistaram as Ilhas Britânicas, em 43 a.C. já observaram nos campos a presença do gado bovino de pelagem avermelhada. Esta presença impressionou os conquistadores que mais tarde chegaram a estabelecer a cor como padrão para todos os bovinos de raça. O gado Devon desenvolveu-se na região Sudoeste da Inglaterra, principalmente nos condados de Devon e Sommerset. Inicialmente eram animais que viviam livres nas pastagens, sem cercas e sem currais. Francis Quartly, em 1794, foi um dos primeiros que se interessou pelo desenvolvimento da raça. Tanner Davy foi quem colaborou para a implantação dos registros, criando no ano de 1850/1851, o primeiro Livro de registro genealógico que procurou registrar detalhes da linhagem de bovinos desde o ano de 1700. Em 1623, alguns bovinos Devon foram embarcados no navio Charity, para a propriedade de Winslow em Massachusetts, mas a primeira importação de Puro de Origem foi feita em 1817, por Robert Patterson de Baltimore, diretamente do plantel do Conde de Leicester, um dos pioneiros da criação de Devon na Inglaterra.

No Brasil, foi Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857-1938), quem importou do Uruguai em 1906, as primeiras quarenta novilhas Devon, da Cabanha Lorraine do Dr. G.J. French, do Uruguai, e mais tarde importou outros animais diretamente da Inglaterra. Foram enviados para a sua Estância em Pedras Altas e depois para Alegrete, ambas no Rio Grande do Sul.

Em 1912, o Coronel Fermino Jacques,  fazendeiro de André da Rocha, na época distrito de Lagoa Vermelha(RS), adquiriu o seu  primeiro exemplar da Raça Devon,  nos Campos de Cima da Serra.
Em 1914, o visconde Ribeiro de Magalhães, de Bagé(RS), inscreveu duas vacas e um touro de procedência Inglesa, como o primeiro lote de reprodutores puros da raça.

No século XIX, o Devon foi exportado para a Tasmânia e para a Austrália. O Devon teve mais de um século para mostrar seu valor em ambientes como Queensland, New south Wales e no seco  quente noroeste do oeste Australiano.

Em 1960, a raça foi exportada para o Canadá. Ela vive em altitudes de 1.400 metros na face leste das Montanhas Rochosas com duros invernos e poucos abrigos. O Devon também  vive no Kenya, em uma região a 1.800 metros de altitude, localizada em uma savana úmida, onde a raça é usada para melhorar o gado nativo.

Atualmente,  os principais Países criadores de Devon são, os Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Brasil, Uruguai.

 

 

 

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA DEVON

Os animais tem pelagem de cor vermelho rubi, com  a pele pigmentada de amarelo-alaranjado, pigmentação escura nos olhos e no úbere, sendo este um considerável recurso nos climas tropicais, pois a pigmentação da pele protege o úbere e os olhos da perigosa radiação solar. Também possui as mucosas rosadas, chifres brancos, vassoura da cola branca, admitindo-se uma pequena área de  pelagem branca na base do escroto e também no úbere. A raça é muito resistente e as fêmeas não apresentam problemas de fertilidade  ou de parição. Suporta o frio e a umidade, mantendo-se bem nas pastagens fracas e fibrosas de seu habitat.  As Fêmeas possuem uma excelente habilidade materna,  sendo também muito prolíferas. Outra característica da Raça Devon que merece destaque, é a docilidade,   fator este que facilita muito o manejo dos animais.  Criado de forma Pura ou cruzado com outras raças, o Devon apresenta um rápido apronte e excelente rendimento de carne. Sua capacidade de conversão alimentar e de produção de carne estão entre as melhores do mundo, sendo suas características mais marcantes a rusticidade, fertilidade, habilidade materna, precocidade e docilidade, características estas que transmite com eficiência nos sistemas de cruzamento. Os reprodutores se destacam pela rusticidade e eficiência. A alta capacidade de serviço aliada ao grande poder de conversão de pastos em carne de excelente qualidade, confere ao reprodutor um grande potencial para cruzamentos em qualquer região do Brasil.

As vacas são rústicas, prolíficas e dotadas de alta capacidade leiteira. Comparada às raças de corte, são tidas como de grande lactação. Em controle leiteiro, 61 vacas Devon obtiveram a expressiva média de 2.321 Kg de leite com 4,16 % de gordura, embora o gado Devon não seja explorado para produção leiteira. O gado Devon responde muito bem a uma boa alimentação, e é  muito utilizado em confinamentos  para produzir carne de primeira qualidade, bem marmorizada, e com alto grau de maciez,  de fibra fina e sabor especial.

 


Principais características da Raça Devon:

-Fertilidade

-Capacidade Leiteira

-Habilidade Materna

-Longevidade

-Habilidade na conversão alimentar

-Docilidade

-Rusticidade(adaptação a qualquer clima e qualquer altitude)

-Conformação de Carcaça

-Terneiros nascem pequenos, não oferecendo problemas de parto

 
   
   
 
 

 

Home | Histórico | Raça Devon | Genética | Galeria de Imagens | Notícias | Links | Contato | Localização

Copyright © 2012 CABANHA SANTA LUCIA . Todos os direitos Reservados . André da Rocha . RS . Brasil